Devocional 1 – Honra na Família

Honra na Família

Falar de Honra na família tem a legitimidade do que aconteceu no Éden. Foi lá que o Eterno decidiu fazer Sua obra prima e coroar a criação, fazendo a matriz reprodutora familiar: Adão. O primeiro homem tinha a mente privilegiada; de fato, os códigos da sabedoria divina estavam nele.

“E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea.” (Gênesis 2:20).

Ninguém exerce os códigos de Honra se não for um auxiliar ou um veemente ajudador.

É claro e enfático que Deus fez o casal para a eternidade, para todos viverem em eternidade, e o pecado, que é uma desonra, desenhou caminhos diferentes. Sempre que ocorre uma rotura no casamento é porque existe um coração inflamado e a quebra dos códigos de honra por um ou ambos. Assim, o Senhor revela que a quebra da aliança é uma ação de obra humana.

Mateus 19:6 diz: “Portanto o que Deus ajuntou não separe o homem.” Quando vi esse princípio de forma mais clara, eu me assustei. Então, quer dizer que quem separa o que Deus uniu é o homem? Estarrecedor! Deus une e o homem separa. E as consequências por quebrar esse princípio são inúmeras.

Renê Terra Nova